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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

LANDOWSKI, Eric. Para uma semiótica sensível. Educ. Real. [online]. 2005, vol.30, n.02, pp.93-106. ISSN 0100-3143.

A reflexão sobre o estatuto da significação na experiência estética conduz a rechaçar a concepção herdada da tradição que consiste em opor a sensação à cognição. No quadro da semiótica, a tentativa de ultrapassar essa visão dualista não supõe a invenção de uma nova problemática “do sensível”, vista como oposta à “do inteligível”, mas exige um esforço para tornar a própria semiótica mais sensível. Com esse objetivo, explora-se as pistas abertas pela última obra de A.J. Greimas, Da imperfeição. À concepção da experiência estética como encontro providencial e efêmero é contraposta a idéia de uma aprendizagem do sentido estésico dos objetos mediante processos graduais de ajuste às qualidades sensíveis dos elementos com os quais o sujeito interage, quer se trate de obras de arte, de outros sujeitos, ou ainda das coisas mais ordinárias que compõem o meio ambiente da vida cotidiana.

Palavras-chave : Estesis; Estética; Semiótica.

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