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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

LAJONQUIERE, Leandro de. A psicanálise e o debate sobre o desaparecimento da infância. Educ. Real. [online]. 2006, vol.31, n.01, pp.89-105. ISSN 0100-3143.

Parece que as crianças se comportam de forma diferente de outros tempos. Tratar-se-ia de novas produções subjetivas, ora bem-vindas, ora indesejáveis. Assim, impera, no campo pedagógico e psicológico, a idéia de que a educação deve se adequar a essa nova forma de ser das crianças, como conseqüência do desaparecimento da infância inventada pela modernidade. No entanto, os estudos em Psicanálise e Educação (tributários da noção de o infantil) possibilitam operar um deslocamento nesse raciocínio viciado por certo naturalismo e, dessa forma, considerar o retorno inevitável e disruptivo de um resto de produção discursiva da infância no devir da história.

Palavras-chave : Infância; Infantil; Psicanálise; Educação.

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