SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número01Educação, cinema e estética: elementos para uma reeducação do olharTransformação do olhar e compartilhamento do sentido no cinema e na educação: em torno da experiência estética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

VASCONCELLOS, Jorge. A pedagogia da imagem: Deleuze, Godard  ou como produzir um pensamento do cinema. Educ. Real. [online]. 2008, vol.33, n.01, pp.155-167. ISSN 0100-3143.

O cinema para Deleuze pode ser visto como campo de experimentação do pensar e uma forma extraordinária de pensamento. É possível não só pensar com o cinema, mas mostrar que o cinema pensa, inequivocamente por intermédio de seus realizadores. E mais que isso, que é possível fazer pensar através do cinema, pela profusão de suas imagens e de seus signos. Dito de outra maneira, agora problemática: podemos construir uma pedagogia das imagens cinematográficas? Se não temos propriamente a resposta a essa questão, podemos apontar que Jean-Luc Godard parece tê-la proposto, pelo menos assim nos faz ver Gilles Deleuze. Esse é o tema de nosso artigo. Procuraremos mostrar neste texto a pedagogia da imagem godardiana partindo do pensamento do cinema proposto por Gilles Deleuze.

Palavras-chave : Imagem; Deleuze; Godard.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )