SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número01Transformação do olhar e compartilhamento do sentido no cinema e na educação: em torno da experiência estéticaQuando os meninos de Cidade de Deus nos olham índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

FERRAZ, Maria Cristina Franco. Corpo, cérebro e memória na era da tecla save: brilho eterno de uma mente sem lembranças. Educ. Real. [online]. 2008, vol.33, n.01, pp.181-192. ISSN 0100-3143.

O filme Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004) fornece instigante material para a discussão do estatuto da memória e do esquecimento na cultura contemporânea, na qual se expandem novas verdades provenientes do campo das neurociências, apoiadas em imagens do cérebro. No filme e em nossa cultura confrontam-se duas maneiras de se pensar a memória: a tendência atual de se reduzir o fenômeno da memória ao cérebro e uma concepção interiorizada, não-reducionista, vinculada aos saberes e práticas psi. Essa segunda abordagem pode também ser vinculada à concepção de memória proposta em 1896 por Henri Bergson, bem como à valorização nietzschiana do esquecimento, referida e parodiada no filme. Contrariando perspectivas reducionistas, cabe repensar o fenômeno da memória em seu vínculo com certos paradoxos do tempo vivido, assinalados por Bergson e por Kafka.

Palavras-chave : Memória; Esquecimento; Cultura Contemporânea; Tempo e Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )