SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Cinema e imaginário infantil: a mediação entre o visível e o invisívelO corpo-bagulho: ser velho na perspectiva das crianças índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

DOZOL, Marlene de Souza. Memórias escolares: sem ressentimentos. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.02, pp.225-237. ISSN 0100-3143.

O presente trabalho convida a pensar - de um outro modo - as memórias escolares que uma parte considerável da literatura ajudou a cristalizar no ideário pedagógico moderno e contemporâneo. Não são incomuns imagens que reeditam, para os autores artistas que a compõem, uma experiência escolar dolorosa, descrita sob o signo da mágoa, sombra permanente sobre as instituições de ensino situadas num passado que não se quer repetir. Mas, seriam tais imagens, de fato, tão unânimes quando se trata, em linguagem literária, de escrever sobre a escola e, o ressentimento, a categoria central para lembrar esse tempo? Não é o que a obra Balão Cativo, do memorialista brasileiro Nava (1903-1984), evoca: negando-se ao cultivo do ressentimento, o autor nos dá a conhecer o seu tempo de escola pela via do humor, do perdão e de um delicado sentimento de gratidão.

Palabras clave : Literatura; Memória; Escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )