SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Cinema e imaginário infantil: a mediação entre o visível e o invisívelO corpo-bagulho: ser velho na perspectiva das crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

DOZOL, Marlene de Souza. Memórias escolares: sem ressentimentos. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.02, pp.225-237. ISSN 0100-3143.

O presente trabalho convida a pensar - de um outro modo - as memórias escolares que uma parte considerável da literatura ajudou a cristalizar no ideário pedagógico moderno e contemporâneo. Não são incomuns imagens que reeditam, para os autores artistas que a compõem, uma experiência escolar dolorosa, descrita sob o signo da mágoa, sombra permanente sobre as instituições de ensino situadas num passado que não se quer repetir. Mas, seriam tais imagens, de fato, tão unânimes quando se trata, em linguagem literária, de escrever sobre a escola e, o ressentimento, a categoria central para lembrar esse tempo? Não é o que a obra Balão Cativo, do memorialista brasileiro Nava (1903-1984), evoca: negando-se ao cultivo do ressentimento, o autor nos dá a conhecer o seu tempo de escola pela via do humor, do perdão e de um delicado sentimento de gratidão.

Palavras-chave : Literatura; Memória; Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )