SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue01Teaching science with technology: a methodological approach in the PROEJASchool, knowledge and work: the research on PROEJA at Rio Grande do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

CASTRO, Mad’Ana Desirée Ribeiro de; MACHADO, Maria Margarida  and  VITORETTE, Jacqueline Maria Barbosa. Educação Integrada e PROEJA: diálogos possíveis. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.01, pp.151-166. ISSN 0100-3143.

O presente artigo busca retomar o desenvolvimento lógico e histórico da Educação Integrada, a partir de reflexões teórico-práticas desenvolvidas na Educação Profissional e Tecnológica e na Educação de Jovens e Adultos no Brasil. A reflexão pauta-se pela retomada do referencial teórico-conceitual de Trabalho, como princípio educativo, matriz do campo da Educação Profissional e Tecnológica, numa perspectiva emancipatória, bem como pelo referencial freiriano de Educação de Jovens e Adultos, mediada pelo diálogo e pela construção coletiva de conhecimento. Por fim, a escolha deste caminho reflexivo quer destacar que a Educação Integrada, na efetivação do PROEJA em Goiás, é ao mesmo tempo conceito, experiência histórica e intencionalidade que se faz e se refaz e que faz e refaz os processos educativos empreendidos pela sociedade.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; Educação Profissional; Currículo Integrado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )