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Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

ALBUQUERQUE, Simone Santos de. Educação das crianças pequenas: da lógica cultural e familiar às políticas públicas. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.03, pp.139-156. ISSN 0100-3143.

O artigo discute a educação das crianças pequenas no que se refere ao paradoxo entre o ordenamento legal, os discursos e a realidade vivenciada pelas crianças e suas famílias, tendo como base uma pesquisa que buscou compreender como alguns grupos de famílias, dos meios populares de um bairro da periferia urbana do Município de Rio Grande, estruturam suas práticas e lógicas de cuidado/educação das crianças pequenas. O estudo aponta que a lógica cultural familiar está associada a uma obrigação moral em que a família não deseja delegar, mas sim compartilhar e socializarse, junto com as crianças; apresenta-se a possibilidade de pensar para além dos modelos existentes de creches e pré-escolas. Por fim, problematiza as relações entre as famílias e as instituições escolares, pois esta tem sido a única política educativa vivenciada pelas famílias.

Keywords : Educação Infantil; Contexto Familiar; Políticas Públicas.

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