SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue01History teaching: frontier knowledgeThe education of slave children in writer Joaquim Manoel de Macedo's author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

AIRES, Joanez Aparecida. Integração curricular e interdisciplinaridade: sinônimos?. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.01, pp.215-230. ISSN 0100-3143.

O objetivo neste artigo é discutir a tese de que os termos interdisciplinaridade e integração curricular não são sinônimos. Para tanto, buscou-se primeiramente uma breve revisão destes conceitos, com apoio principalmente em Japiassu (1976), Santomé (1998), Beane (1997), Jantsch e Bianchetti (1995), entre outros. Em seguida, foram pontuadas algumas diferenças entre os termos, em que se argumentou que estes são diferentes não só porque cada um deles abriga concepções diferentes do que é integração curricular e interdisciplinaridade, mas, também, porque cada um apresenta concepções diferentes de disciplina. Consideramos que tal reflexão pode indicar elementos para uma melhor compreensão da organização curricular nas escolas.

Keywords : Integração Curricular; Interdisciplinaridade; Disciplina Escolar; Disciplina Científica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )