SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue01Are curriculum integration and interdisciplinarity synonyms?Policies of evaluation of Brazilian higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

FONSECA, Marcus Vinícius da. A educação da criança escrava nos quadros da escravidão do escritor Joaquim Manoel de Macedo. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.01, pp.231-251. ISSN 0100-3143.

A educação foi um tema que teve ampla repercussão durante o processo de abolição do trabalho escravo, principalmente nos debates relativos ao processo de construção e execução da Lei do Ventre Livre, de 1871. Neste artigo, procuramos apresentar um conjunto de fontes documentais que permitem analisar os encaminhamentos em torno do movimento de vinculação entre a educação e a questão relativa à libertação dos escravos. Em meio a estas fontes, merece destaque o livro Vítimas-algozes: quadros da escravidão, obra que demarcou a participação do escritor Joaquim Manoel de Macedo neste debate. Inicialmente, procuramos situar o livro nos debates sobre a abolição do trabalho escravo e, em seguida, tentamos destacar a sua importância em relação a um dos temas mais difíceis de serem tratados nas pesquisas relativas à escravidão: a educação das crianças escravas. Desta forma, procuramos demonstrar que esse livro permite uma aproximação com alguns aspectos relativos aos sujeitos, aos tempos, espaços e conteúdos das práticas educativas envolvidas na formação das crianças escravizadas.

Keywords : História da Educação; Escravidão; Literatura; Criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )