SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue03A longitudinal research about teachers and computersThe family health program and the government of populations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

LAJONQUIERE, Leandro de. A mestria da palavra e a formação de professores. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.03, pp.849-865. ISSN 0100-3143.

A formação de professores e a educação das jovens gerações são pensadas, neste texto, como cara e coroa do único laço social e discursivo que o homo sapiens pode habitar como tal. A mestria da palavra, derivada de sua própria equivocidade, é inerente ao desdobramento do laço social e, portanto, trata-se da peça chave dos processos educativos e formativos. Entretanto, as empreitadas atuais, no Brasil, de formação de professores segundo o figurino da educação a distância constituem a mais nova versão do antigo voto perverso de formatarmos a potestade educativa e formativa da mesmíssima palavra sem a qual não há laço social algum.

Keywords : Educação a Distância; Formação de Educadores; Transmissão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )