SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03Uma pesquisa longitudinal sobre professores e computadoresPrograma de saúde da família e o governamento das populações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

LAJONQUIERE, Leandro de. A mestria da palavra e a formação de professores. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.03, pp.849-865. ISSN 0100-3143.

A formação de professores e a educação das jovens gerações são pensadas, neste texto, como cara e coroa do único laço social e discursivo que o homo sapiens pode habitar como tal. A mestria da palavra, derivada de sua própria equivocidade, é inerente ao desdobramento do laço social e, portanto, trata-se da peça chave dos processos educativos e formativos. Entretanto, as empreitadas atuais, no Brasil, de formação de professores segundo o figurino da educação a distância constituem a mais nova versão do antigo voto perverso de formatarmos a potestade educativa e formativa da mesmíssima palavra sem a qual não há laço social algum.

Palavras-chave : Educação a Distância; Formação de Educadores; Transmissão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )