SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01La sociología está pasada de moda? Una discusión sobre la enseñanza de sociología en la escuela media en Argentina: docentes, estudiantes y propuesta curricularO que quer uma professora? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

COSTA, Marisa Vorraber. Cultura e pedagogia: lições da espacialidade revolucionária de Frank Gehry. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.163-180. ISSN 0100-3143.

O artigo, resultante de pesquisas que investigam as conexões entre cultura e pedagogia, apresenta uma discussão sobre possibilidades oferecidas pela arquitetura para se pensar as movimentações intelectuais inspiradas no pensamento pós-estruturalista. O foco é o documentário Esboços de Frank Gehry, de Sydney Pollack. Discute-se a textualidade predominantemente visual de formas contemporâneas de ocupação do espaço urbano, a linguagem e as operações criativas da arquitetura de Gehry. Entende-se que vasculhando os limites da linguagem, artistas, assim como pesquisadores, remexem os limites do nosso mundo e nos ensinam a revolucionar a vida a cada dia.

Palavras-chave : Pesquisa Pós-Estruturalista; Arquitetura e Pedagogia; Cultura e Pedagogia; Cinema e Educação; Frank Gehry.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )