SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue01Mapa de rede de impactos para gestão estratégica na Universidade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

COUTINHO, Karyne Dias  and  FREITAS, Alexander de. A invenção de chacinas escolares: das representações psi às rotas de fuga. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.303-323. ISSN 0100-3143.

A partir da ideia deleuziana de que o cinema possibilita a ativação e a potencialização do pensamento, este estudo se movimenta entre as representações de chacinas escolares inventadas pelo filme Elefante (Gus Van Sant, EUA, 2003) e pela revista Veja (ed. 2.212, n. 15, 13 abr. 2011). Ao evidenciar as diferenças dos modos como Elefante e Veja inventam as respectivas chacinas de que tratam, o estudo conclui que, por meio da multiplicidade como chave da representação, Elefante inaugura uma rota de fuga que permite outras possibilidades de pensar sobre chacinas escolares, impossível de ser traçada por meio das representações psi contidas nas reportagens de Veja.

Keywords : Gilles Deleuze; Invenção; Representação; Chacina Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )