SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01Mapa de rede de impactos para gestão estratégica na Universidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

COUTINHO, Karyne Dias  y  FREITAS, Alexander de. A invenção de chacinas escolares: das representações psi às rotas de fuga. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.303-323. ISSN 0100-3143.

A partir da ideia deleuziana de que o cinema possibilita a ativação e a potencialização do pensamento, este estudo se movimenta entre as representações de chacinas escolares inventadas pelo filme Elefante (Gus Van Sant, EUA, 2003) e pela revista Veja (ed. 2.212, n. 15, 13 abr. 2011). Ao evidenciar as diferenças dos modos como Elefante e Veja inventam as respectivas chacinas de que tratam, o estudo conclui que, por meio da multiplicidade como chave da representação, Elefante inaugura uma rota de fuga que permite outras possibilidades de pensar sobre chacinas escolares, impossível de ser traçada por meio das representações psi contidas nas reportagens de Veja.

Palabras clave : Gilles Deleuze; Invenção; Representação; Chacina Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )