SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01Mapa de rede de impactos para gestão estratégica na Universidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

COUTINHO, Karyne Dias  e  FREITAS, Alexander de. A invenção de chacinas escolares: das representações psi às rotas de fuga. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.303-323. ISSN 0100-3143.

A partir da ideia deleuziana de que o cinema possibilita a ativação e a potencialização do pensamento, este estudo se movimenta entre as representações de chacinas escolares inventadas pelo filme Elefante (Gus Van Sant, EUA, 2003) e pela revista Veja (ed. 2.212, n. 15, 13 abr. 2011). Ao evidenciar as diferenças dos modos como Elefante e Veja inventam as respectivas chacinas de que tratam, o estudo conclui que, por meio da multiplicidade como chave da representação, Elefante inaugura uma rota de fuga que permite outras possibilidades de pensar sobre chacinas escolares, impossível de ser traçada por meio das representações psi contidas nas reportagens de Veja.

Palavras-chave : Gilles Deleuze; Invenção; Representação; Chacina Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )