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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

VIEIRA, Américo Augusto Nogueira; CLEMENTE, Ademir; DIAS, Guilherme Ataíde  e  FRANCA FILHO, Marcílio Toscano. Metodologia Científica no Brasil: ensino e interdisciplinaridade. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.237-260. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623654484.

O problema da demarcação não tem sido satisfatoriamente exposto nas disciplinas de Metodologia. São raras as exposições do Método Hipotético-Dedutivo, sua natureza e seu emprego, na mencionada disciplina. Este artigo resulta de pesquisa das práticas da disciplina de Metodologia Científica. A pesquisa abrangeu ampla base bibliográfica e apresenta contribuições no sentido de aprimorar o ensino-aprendizagem e corrigir equívocos contidos na maioria dos textos didáticos. A conclusão é que a reorientação da disciplina representa oportunidade para aprimoramento da prática interdisciplinar, e favorece a prática de isomorfismos, o desenvolvimento de perspectivas sistêmicas e o avançar para a transciência.

Palavras-chave : Metodologia Científica; Demarcação; Método Hipotético-Dedutivo; Interdisciplinaridade; Ensino.

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