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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

MAGINA, Sandra Maria Pinto; SPINILLO, Alina Galvão  e  MELO, Lianny Milenna de Sá. A Resolução de Problemas de Produto Cartesiano por Alunos do Ensino Fundamental. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.293-311. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623664750.

O estudo investigou a resolução de problemas de produto cartesiano diretos (requer a multiplicação para sua resolução) e inverso (requer a divisão para sua resolução) por alunos do Ensino Fundamental, examinando o nível de complexidade deles e os procedimentos adotados por esses alunos em função do tipo de problema. Solicitou-se que 269 alunos do 3º ao 5º ano, entre 8 e 10 anos, resolvessem um problema de produto cartesiano direto e outro inverso. Como esperado, o problema inverso foi o mais difícil. As estratégias mostraram que os níveis de raciocínio combinatório variavam em função do tipo de problema. Observou-se uma progressão no processo de resolução de problemas de produto cartesiano diretos, mas não nos inversos.

Palavras-chave : Resolução de Problemas; Produto Cartesiano; Ensino Fundamental.

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