SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3School of Virtues: dancing in 19th century São Paulo (decades of 1830-1860)Digital Knowledge and its Urgencies: reflections on digital immigrants and digital natives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

NOBREGA, Maria Helena da. Orientandos e Orientadores no Século XXI: desafios da pós-graduação. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.1055-1076. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623674407.

Este artigo objetiva analisar como se caracteriza a orientação acadêmica, precisamente o relacionamento orientando-orientador. Além da observação participante, a metodologia sustenta-se no percurso teórico-bibliográfico do tema. A análise leva em conta a orientação na área de línguas, precisamente português para falantes de outras línguas, justificado pela crescente internacionalização das universidades brasileiras. O resultado mostra carência de estudos, sobretudo no Brasil. Como conclusão, a autora propõe estreitar a relação entre pesquisa, ensino e orientação, adequando-a ao século XXI, bem como garantir formação específica para o orientador.

Keywords : Orientação; Programas de Pós-Graduação; Formação Profissional.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )