Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
NOBREGA, Maria Helena da. Orientandos e Orientadores no Século XXI: desafios da pós-graduação. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.1055-1076. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623674407.
Este artigo objetiva analisar como se caracteriza a orientação acadêmica, precisamente o relacionamento orientando-orientador. Além da observação participante, a metodologia sustenta-se no percurso teórico-bibliográfico do tema. A análise leva em conta a orientação na área de línguas, precisamente português para falantes de outras línguas, justificado pela crescente internacionalização das universidades brasileiras. O resultado mostra carência de estudos, sobretudo no Brasil. Como conclusão, a autora propõe estreitar a relação entre pesquisa, ensino e orientação, adequando-a ao século XXI, bem como garantir formação específica para o orientador.
Palabras clave : Orientação; Programas de Pós-Graduação; Formação Profissional.