SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3Escola de Virtudes: a dança na São Paulo do século XIX (décadas de 1830-1860)Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

NOBREGA, Maria Helena da. Orientandos e Orientadores no Século XXI: desafios da pós-graduação. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.1055-1076. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623674407.

Este artigo objetiva analisar como se caracteriza a orientação acadêmica, precisamente o relacionamento orientando-orientador. Além da observação participante, a metodologia sustenta-se no percurso teórico-bibliográfico do tema. A análise leva em conta a orientação na área de línguas, precisamente português para falantes de outras línguas, justificado pela crescente internacionalização das universidades brasileiras. O resultado mostra carência de estudos, sobretudo no Brasil. Como conclusão, a autora propõe estreitar a relação entre pesquisa, ensino e orientação, adequando-a ao século XXI, bem como garantir formação específica para o orientador.

Palabras clave : Orientação; Programas de Pós-Graduação; Formação Profissional.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )