SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Construindo Pontes e Fronteiras com o Pensamento de DéficitO Problema da Formação nos Escritos de Juventude de Hannah Arendt: uma investigação sobre a Bildung índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

RATHGEB-SCHNIERER, Elisabeth  y  GREEN, Michael G. Desenvolvendo Flexibilidade no Cálculo Mental. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.2, e87078.  Epub 05-Abr-2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623687078.

A flexibilidade na realização de cálculos mentais tornou-se um foco importante para os educadores em matemática, com pesquisas surgindo nas últimas duas décadas. Resultados de pesquisas contemporâneas oferecem sólido suporte para o desenvolvimento da flexibilidade mental no ensino fundamental. Este estudo concentra-se em três temas inter-relacionados: (1) um modelo de cálculo mental que permite o estudo de processos flexíveis de resolução; (2) uma revisão das definições de flexibilidade e uma síntese da pesquisa reportada; e (3) um exame dos pré-requisitos para promover a flexibilidade mental. A abordagem denominada Zahlenblickschulung é apresentada com exemplos de atividades que incentivam os alunos a classificar operações numéricas e a raciocinar sobre a classificação.

Palabras clave : Flexibilidade; Cálculo Mental; Abordagem para promover a flexibilidade; Ensino fundamental.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )