SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue2From The Ignorant Master to The Initiator: school form and intellectual emancipationRorty’s Redescription and the Pedagogical Context: enunciation possibilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

SICHELERO, Junior Jonas. A Educação nas Tramas da Linguagem. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.2, e94241.  Epub June 16, 2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623694241.

Este artigo tem por objetivo trazer à discussão o tema da linguagem a partir da perspectiva hermenêutica inscrita no pensamento heideggeriano. Tendo como fio condutor o método fenomenológico-reconstrutivo, explora algumas possibilidades interpretativas que esta tradição de pensamento oferece para a construção de um diálogo com a educação. Assim, desde uma dobradiça de análise com a educação, busca olhar para a linguagem a partir de seus princípios internos de proliferação e, na contramão das concepções clássicas sobre o tema, expõe a tese de que nada acontece fora da linguagem. Por fim, entende que é na linguagem que moram às possibilidades de instauração de sentido em educação.

Keywords : Educação; Linguagem; Acontecimento.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )