SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2Do Mestre Ignorante ao Iniciador: forma escolar e emancipação intelectualA Redescrição de Rorty e o Contexto Pedagógico: possibilidades enunciativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

SICHELERO, Junior Jonas. A Educação nas Tramas da Linguagem. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.2, e94241.  Epub 16-Jun-2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623694241.

Este artigo tem por objetivo trazer à discussão o tema da linguagem a partir da perspectiva hermenêutica inscrita no pensamento heideggeriano. Tendo como fio condutor o método fenomenológico-reconstrutivo, explora algumas possibilidades interpretativas que esta tradição de pensamento oferece para a construção de um diálogo com a educação. Assim, desde uma dobradiça de análise com a educação, busca olhar para a linguagem a partir de seus princípios internos de proliferação e, na contramão das concepções clássicas sobre o tema, expõe a tese de que nada acontece fora da linguagem. Por fim, entende que é na linguagem que moram às possibilidades de instauração de sentido em educação.

Palabras clave : Educação; Linguagem; Acontecimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )