SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4From National Exile to Institutional Blindness: Mirela, a Congolese childRecognition and Redistribution Policies in Undergraduate Retention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

MAGINA, Sandra Maria Pinto; LAUTERT, Sintria Labres  and  SANTOS, Ernani Martins dos. Estratégias Exitosas de Alunos dos Anos Iniciais em Situações de Proporção. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.4, e96023.  Epub Nov 23, 2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623696023.

O artigo investiga as estratégias bem-sucedidas, mobilizadas pelos alunos do ciclo de alfabetização ao resolverem problemas de proporção simples. Solicitou-se a 483 alunos do 1º ao 3º ano que resolvessem seis problemas de proporção, sendo analisadas as respostas de 182 alunos que tiveram estratégias bem-sucedidas. Quando comparados os anos escolares, há aumento nos acertos de ano para ano, na classe de situações um para muitos, o que não se pode afirmar sobre a classe muito para muitos, que permaneceu estagnada. Pelos resultados obtidos, é possível que a estrutura multiplicativa esteja sendo pouco discutida, nos três primeiros anos do Ensino Fundamental.

Keywords : Proporção Simples; Campo Conceitual Multiplicativo; Resolução de Problemas.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )