SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Do Exílio Nacional à Cegueira Institucional: Mirela, uma criança congolesaPolíticas de Reconhecimento e de Redistribuição na Permanência Estudantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

MAGINA, Sandra Maria Pinto; LAUTERT, Sintria Labres  e  SANTOS, Ernani Martins dos. Estratégias Exitosas de Alunos dos Anos Iniciais em Situações de Proporção. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.4, e96023.  Epub 23-Nov-2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623696023.

O artigo investiga as estratégias bem-sucedidas, mobilizadas pelos alunos do ciclo de alfabetização ao resolverem problemas de proporção simples. Solicitou-se a 483 alunos do 1º ao 3º ano que resolvessem seis problemas de proporção, sendo analisadas as respostas de 182 alunos que tiveram estratégias bem-sucedidas. Quando comparados os anos escolares, há aumento nos acertos de ano para ano, na classe de situações um para muitos, o que não se pode afirmar sobre a classe muito para muitos, que permaneceu estagnada. Pelos resultados obtidos, é possível que a estrutura multiplicativa esteja sendo pouco discutida, nos três primeiros anos do Ensino Fundamental.

Palavras-chave : Proporção Simples; Campo Conceitual Multiplicativo; Resolução de Problemas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )