SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Experiences and Social Processes of High School Students’ School Occupations in São PauloSchool Musical Education on Times of Militarization and Barbarism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

LEIVAS, José Carlos Pinto; MATHIAS, Carmen Vieira  and  SILVA, José Anchieta da. Conectando Gestos e Imagens com Conceitos em Geometria. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e117756. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236117756vs01.

A pesquisa teve como objetivo analisar como os estudantes identificaram conceitos, propriedades e relações de entes geométricos euclidianos, por meio de gestos com o uso de um jogo. A investigação caracteriza-se, quanto aos procedimentos técnicos, como uma pesquisa participante com abordagem qualitativa e foi realizada com alunos do Ensino Médio em uma escola privada. As análises realizadas, via categorização dos gestos utilizados, indicaram que os alunos produzem gestos de forma mais eficiente quando possuem uma imagem mental do ente geométrico a ser representado. A pesquisa também evidenciou que, aqueles que desempenham o papel de observadores no jogo, identificam o gesto produzido quando possuem conhecimento do conceito atrelado a ele.

Keywords : Geometria; Gestos; Jogos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )