SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48The Antinomy of the Mortal and Immortality in EducationEducation of the Body in 16th Century Fencing Treaties author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

SENA, Lílian de Sousa; SERRA, Ilka Márcia Ribeiro de Souza  and  SCHLEMMER, Eliane. Recursos Tecnológicos na Educação Bilíngue de Estudantes Surdos. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e120615. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236120615vs01.

Esta pesquisa investiga o uso de recursos lúdicos estruturados com a ferramenta Power Point no ensino bilíngue de estudantes surdos, em uma escola situada no município de Timon, no estado do Maranhão. O objetivo é analisar a contribuição de jogos digitais no processo de aquisição linguística. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo exploratória e de cunho qualitativo. Para coleta e análise dos dados, foram realizadas observação das aulas, aplicação de questionário semiaberto e pesquisas bibliográficas. Os resultados demonstram que os jogos promovem engajamento e motivação para a aprendizagem. Observa-se ainda que a presença de elementos culturais surdos proporciona a criação de um ambiente escolar mais empático e inclusivo.

Keywords : Recursos Tecnológicos; Inclusão; Aprendizagem; Surdos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )