SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48A Educação do Corpo nos Tratados de Esgrima do Século XVIAgeísmo na Carreira Acadêmica: um estudo com professores universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

LOPES, João Pedro Goes  e  VIEIRA, Rubens Antônio Gurgel. Rizoma e Educação Física Escolar: didatografias. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e121799. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236121799vs01.

O presente artigo, do tipo ensaístico, busca aproximar a filosofia de G. Deleuze e F. Guattari com o campo da Educação Física escolar. Para tanto, formula-se como problema a seguinte questão: quais as conexões entre o conceito de rizoma e a docência em Educação Física escolar? Defende-se que o conceito demonstra ter a funcionalidade de reorganizar as relações da docência, desde que amparado por um modo de atuação cartográfico – não entendido apenas como um método de pesquisa em educação. Propõe-se, ao final, o conceito de didatografia para defender algumas implicações que são remetidas a partir da operação do rizoma na Educação Física escolar.

Palavras-chave : Rizoma; Educação Física Escolar; Cartografia; Gilles Deleuze; Félix Guattari.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )