SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48The Lyceu Maranhense and the Construction of a School Material Culture based on Modernizing DiscoursesCinema and Education: a history of the discourses in favor of cinematography in schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

ANDRADE JUNIOR, Hermes de. Entrelaçando as Ciências: a transdisciplinarização do Antropoceno. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e121323. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236121323vs01.

O Antropoceno tem sido considerado um período geológico de alto risco devido ao uso indiscriminado dos recursos naturais e estilo de vida assumido pela população mundial, em detrimento da conservação dos ecossistemas. O conjunto de problemas requer uma abordagem científica transdisciplinar devido à sua complexidade. Mas, apesar dos avanços consideráveis, o modelo antropocênico ainda é considerado polêmico por parte das ciências sociais e humanidades. O artigo traz a abordagem transdisciplinar como uma ferramenta metodológica e epistemológica para aprimorar as conexões entre as ciências naturais e humanas em uma nova perspectiva para enfrentar realidades (zonas de não resistência) que fundamenta a transdisciplinarização antropocênica.

Keywords : Níveis de Realidade; Transdisciplinarização; Antropoceno; Crise Socioambiental; Pesquisa transdisciplinar.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )