SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48O Lyceu Maranhense e a Construção de uma Cultura Material Escolar embasada por Discursos ModernizadoresCine y Educación: una historia de los discursos a favor del cinematógrafo en la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

ANDRADE JUNIOR, Hermes de. Entrelaçando as Ciências: a transdisciplinarização do Antropoceno. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e121323. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236121323vs01.

O Antropoceno tem sido considerado um período geológico de alto risco devido ao uso indiscriminado dos recursos naturais e estilo de vida assumido pela população mundial, em detrimento da conservação dos ecossistemas. O conjunto de problemas requer uma abordagem científica transdisciplinar devido à sua complexidade. Mas, apesar dos avanços consideráveis, o modelo antropocênico ainda é considerado polêmico por parte das ciências sociais e humanidades. O artigo traz a abordagem transdisciplinar como uma ferramenta metodológica e epistemológica para aprimorar as conexões entre as ciências naturais e humanas em uma nova perspectiva para enfrentar realidades (zonas de não resistência) que fundamenta a transdisciplinarização antropocênica.

Palabras clave : Níveis de Realidade; Transdisciplinarização; Antropoceno; Crise Socioambiental; Pesquisa transdisciplinar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )