SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Overcoming Appearances: an analytical problematization of the comparison between Habermas and Paulo FreireThe Game of Teacher Education in Early Bird Project: moves, disputes and disruptions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

BUSS-SIMAO, Márcia  and  SILVA, Isabel Rodrigues da. Disponibilidade Corporal como Conduta Pedagógica na Docência com Bebês. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e121685. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236121685vs01.

Este artigo se origina de uma pesquisa que buscou compreender como a composição das relações educativas são demarcadas pelo corpo na docência com bebês. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras e 12 bebês de uma instituição de Educação Infantil pública, sendo os dados gerados por meio de observação participante, registros escritos, fotográficos e audiovisuais. Os dados recolhidos dão visibilidade ao corpo e as demandas e dinâmicas corporais das professoras na composição dessas relações educativas na docência com bebês que requerem relações individuais intermitentes constantes e uma disponibilidade corporal como conduta pedagógica.

Keywords : Educação Infantil; Docência; Bebês; Corpo; Materialidades.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )