SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Superando as Aparências: uma problematização analítica da comparação entre Habermas e Paulo FreireO Jogo da Formação Docente no caso Early Bird: lances, disputas e rupturas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

BUSS-SIMAO, Márcia  y  SILVA, Isabel Rodrigues da. Disponibilidade Corporal como Conduta Pedagógica na Docência com Bebês. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e121685. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236121685vs01.

Este artigo se origina de uma pesquisa que buscou compreender como a composição das relações educativas são demarcadas pelo corpo na docência com bebês. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras e 12 bebês de uma instituição de Educação Infantil pública, sendo os dados gerados por meio de observação participante, registros escritos, fotográficos e audiovisuais. Os dados recolhidos dão visibilidade ao corpo e as demandas e dinâmicas corporais das professoras na composição dessas relações educativas na docência com bebês que requerem relações individuais intermitentes constantes e uma disponibilidade corporal como conduta pedagógica.

Palabras clave : Educação Infantil; Docência; Bebês; Corpo; Materialidades.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )