SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Superando as Aparências: uma problematização analítica da comparação entre Habermas e Paulo FreireO Jogo da Formação Docente no caso Early Bird: lances, disputas e rupturas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

BUSS-SIMAO, Márcia  e  SILVA, Isabel Rodrigues da. Disponibilidade Corporal como Conduta Pedagógica na Docência com Bebês. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e121685. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236121685vs01.

Este artigo se origina de uma pesquisa que buscou compreender como a composição das relações educativas são demarcadas pelo corpo na docência com bebês. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras e 12 bebês de uma instituição de Educação Infantil pública, sendo os dados gerados por meio de observação participante, registros escritos, fotográficos e audiovisuais. Os dados recolhidos dão visibilidade ao corpo e as demandas e dinâmicas corporais das professoras na composição dessas relações educativas na docência com bebês que requerem relações individuais intermitentes constantes e uma disponibilidade corporal como conduta pedagógica.

Palavras-chave : Educação Infantil; Docência; Bebês; Corpo; Materialidades.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )