SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Bodily Availability as a Pedagogical Conduct in Teaching BabiesThe Actions of Instituto Mises Brasil in Brazilian Higher Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

ASSIS, Emanuelle Perissotto de  and  SARTI, Flavia Medeiros. O Jogo da Formação Docente no caso Early Bird: lances, disputas e rupturas. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e123288. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236123288vs01.

Pressupondo a formação de professores como um jogo disputado entre agentes do campo educacional, o artigo analisa o caso do Projeto Early Bird, que introduziu a língua inglesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas da rede pública paulista por meio de parceria firmada entre a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e instituições holandesas. À luz de categorias teóricas ligadas ao conceito bourdieusiano de campo, e valendo-se de dados documentais e bibliográficos, e entrevistas semiestruturadas com professores do projeto, o artigo focaliza os desdobramentos de sua proposta de formação docente, evidenciando elementos que colocam em xeque a continuidade do jogo e o papel da universidade nesse espaço concorrencial.

Keywords : Formação de Professores; Língua Inglesa para Crianças; Campo; Profissão Docente; Antiuniversitarização.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )