SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Disponibilidade Corporal como Conduta Pedagógica na Docência com BebêsA Atuação do Instituto Mises Brasil no Ensino Superior Brasileiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

ASSIS, Emanuelle Perissotto de  y  SARTI, Flavia Medeiros. O Jogo da Formação Docente no caso Early Bird: lances, disputas e rupturas. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e123288. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236123288vs01.

Pressupondo a formação de professores como um jogo disputado entre agentes do campo educacional, o artigo analisa o caso do Projeto Early Bird, que introduziu a língua inglesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas da rede pública paulista por meio de parceria firmada entre a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e instituições holandesas. À luz de categorias teóricas ligadas ao conceito bourdieusiano de campo, e valendo-se de dados documentais e bibliográficos, e entrevistas semiestruturadas com professores do projeto, o artigo focaliza os desdobramentos de sua proposta de formação docente, evidenciando elementos que colocam em xeque a continuidade do jogo e o papel da universidade nesse espaço concorrencial.

Palabras clave : Formação de Professores; Língua Inglesa para Crianças; Campo; Profissão Docente; Antiuniversitarização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )