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Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
CAMPANHAO, Ligia Maria Barrios et al. O Plágio a partir da Percepção dos Alunos da Educação Superior a Distância. Educ. Real. [online]. 2024, vol.49, e136476. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236136476vs01.
Este estudo teve como objetivo investigar o conhecimento do plágio por alunos de uma universidade de educação a distância. Para isso, aplicou-se um questionário aos alunos e analisaram-se os conteúdos de duas disciplinas e de documentos institucionais para identificar orientações sobre o plágio. Nas disciplinas o tema não é discutido e os documentos internos apresentaram orientações inconsistentes sobre o seu enfrentamento. Embora os alunos afirmem saber o que é plágio, a maioria o associa unicamente à cópia de conteúdo sem a devida referência ou citação. Segundo os alunos, os motivos principais que levam ao plágio são a falta de organização e motivação para os estudos e de competências e habilidades na escrita acadêmica.
Palabras clave : Plágio; Escrita Científica; Estudantes Universitários; Educação Superior; Educação a Distância.