SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49A Educação Híbrida como Metodologia e sua Face Mercantilista no BrasilA produção do fracasso escolar nos discursos das reformas educacionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

CAMPANHAO, Ligia Maria Barrios et al. O Plágio a partir da Percepção dos Alunos da Educação Superior a Distância. Educ. Real. [online]. 2024, vol.49, e136476. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236136476vs01.

Este estudo teve como objetivo investigar o conhecimento do plágio por alunos de uma universidade de educação a distância. Para isso, aplicou-se um questionário aos alunos e analisaram-se os conteúdos de duas disciplinas e de documentos institucionais para identificar orientações sobre o plágio. Nas disciplinas o tema não é discutido e os documentos internos apresentaram orientações inconsistentes sobre o seu enfrentamento. Embora os alunos afirmem saber o que é plágio, a maioria o associa unicamente à cópia de conteúdo sem a devida referência ou citação. Segundo os alunos, os motivos principais que levam ao plágio são a falta de organização e motivação para os estudos e de competências e habilidades na escrita acadêmica.

Palabras clave : Plágio; Escrita Científica; Estudantes Universitários; Educação Superior; Educação a Distância.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )