SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Third level dance education in Brazil: a historico-critical overview of the establishment of a field of knowledgeDancing to the music (or to the law)? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro  and  PACHECO, Eduardo Guedes. Música(s) e educação básica: pensando processos formativos e ações profissionais na unidocência. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.1, pp.39-54. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i1.29510.

Este texto busca pensar sobre a educação básica e a(s) música(s) na escola. Transversalizando a discussão são examinadas possibilidades formativas e de atuação de professores unidocentes licenciados em Pedagogia. Para isso, os autores buscam como problematizar com músicos, professores, compositores e pesquisadores sobre os entendimentos que conduzem, não só as práticas docentes destes profissionais, mas também as concepções sobre Arte e, em especial, sobre a Música na escola. Como se pensa o espaço da escola e o projeto de educação básica e suas relações com as músicas? Como a escola lida com as músicas ao elaborar e escolher suas concepções/relações com a infância, com a educação e, não menos importante, com a arte? Questões como estas conduziram a elaboração deste ensaio, o qual teve como principal objetivo problematizar acerca da educação básica, da escola, da formação e das práticas musicais de professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

Keywords : Educação Básica; Música(s); Pedagogia; Unidocência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )