SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Formação superior em dança no Brasil: panorama histórico-crítico da constituição de um campo de saberDançando conforme a música (ou conforme a lei)? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro  e  PACHECO, Eduardo Guedes. Música(s) e educação básica: pensando processos formativos e ações profissionais na unidocência. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.1, pp.39-54. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i1.29510.

Este texto busca pensar sobre a educação básica e a(s) música(s) na escola. Transversalizando a discussão são examinadas possibilidades formativas e de atuação de professores unidocentes licenciados em Pedagogia. Para isso, os autores buscam como problematizar com músicos, professores, compositores e pesquisadores sobre os entendimentos que conduzem, não só as práticas docentes destes profissionais, mas também as concepções sobre Arte e, em especial, sobre a Música na escola. Como se pensa o espaço da escola e o projeto de educação básica e suas relações com as músicas? Como a escola lida com as músicas ao elaborar e escolher suas concepções/relações com a infância, com a educação e, não menos importante, com a arte? Questões como estas conduziram a elaboração deste ensaio, o qual teve como principal objetivo problematizar acerca da educação básica, da escola, da formação e das práticas musicais de professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

Palavras-chave : Educação Básica; Música(s); Pedagogia; Unidocência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )