SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3El teléfono móvil celular en la escola: políticas, usos y desafíos pedagógicosEl ejercicio docente en su relación con la Reforma Universitaria derivada del Proceso de Bolonia: lo que dicen los profesores de la Universidad de Porto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

MAGALHAES, Cláudio Márcio  y  ARAUJO, Wânia Maria de. Os professores e o medo da mídia. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.3, pp.575-592. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28753.

A mídia não só oferece representações do medo. Para alguns grupos sociais, ela é a fonte do medo. É o que acontece com os professores, que, tendo a concorrência da mídia e dos novos aparatos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula e extraclasse, sentem-se acuados, reagindo emocionalmente a uma aparente perda de espaço. O artigo pretende elucidar algumas possíveis origens desses medos e, por meio da informação e da quebra de preconceitos, iluminar possíveis caminhos a serem seguidos para reverter a sensação de medo diante das novas TIC. A pouca informação sobre o próprio conceito do medo, a divisão entre os campos da comunicação e educação, a má formação dos professores e o dilema da mudança de identidade são alguns dos fantasmas que assombram, e encará-los torna-se a principal estratégia para combatê-los.

Palabras clave : Comunicação; Medo; Professores; TIC.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )