SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Celular na escola: políticas, usos e desafios pedagógicosO exercício docente na sua relação com a Reforma Universitária decorrente do Processo de Bolonha: o que dizem professores da Universidade do Porto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

MAGALHAES, Cláudio Márcio  e  ARAUJO, Wânia Maria de. Os professores e o medo da mídia. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.3, pp.575-592. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28753.

A mídia não só oferece representações do medo. Para alguns grupos sociais, ela é a fonte do medo. É o que acontece com os professores, que, tendo a concorrência da mídia e dos novos aparatos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula e extraclasse, sentem-se acuados, reagindo emocionalmente a uma aparente perda de espaço. O artigo pretende elucidar algumas possíveis origens desses medos e, por meio da informação e da quebra de preconceitos, iluminar possíveis caminhos a serem seguidos para reverter a sensação de medo diante das novas TIC. A pouca informação sobre o próprio conceito do medo, a divisão entre os campos da comunicação e educação, a má formação dos professores e o dilema da mudança de identidade são alguns dos fantasmas que assombram, e encará-los torna-se a principal estratégia para combatê-los.

Palavras-chave : Comunicação; Medo; Professores; TIC.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )