SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Percepções dos adolescentes em conflito com a lei sobre suas vivências no centro socioeducativo de CuiabáAs narrativas do medo e a criminalização da juventude: o discurso punitivo contra adolescentes em conflito com a lei índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

RODRIGUES, Susy Cristina  e  GUIMARAES, Áurea Maria. Narrativas de adolescentes: um convite para captar subjetividades. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.287-303. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i2.32672.

Este artigo contribui com os estudos sobre violência e subjetividades no contexto da adolescência, por meio da discussão de resultados da metodologia do grupo focal com nove adolescentes que vivem na região do Campo Grande em Campinas, SP. Nesta pesquisa, as narrativas dos cotidianos dos adolescentes emitidos nos encontros do grupo focal se transformaram em uma história em quadrinhos, utilizando-se do recurso da transcriação. O artigo finaliza com as reflexões sobre a utilização do grupo focal como ferramenta favorável para captar mais do que narrativas e relatos do cotidiano, a saber, a memória, a expressão do pensamento, os valores, as resistências, as táticas e a peculiaridade das relações expressas em grupo, em suas múltiplas subjetividades.

Palavras-chave : Narrativas; Adolescentes; Subjetividades; Grupo Focal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )