SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Entre el lenguaje y el saber-hacer: una propuesta para la comprensión del conocimiento práctico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

BACKES, Luciana. O hibridismo tecnológico digital na configuração do espaço digital virtual de convivência: formação do educador. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.435-457. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.35419.

O artigo aborda a formação do educador por meio das tecnologias digitais emergentes. A pesquisa contempla dois aspectos: contexto do hibridismo tecnológico digital; configuração dos espaços digitais virtuais de convivência. A reflexão ocorreu nos cursos de formação inicial do educador, desenvolvidos no Brasil e na França, no contexto do hibridismo tecnológico digital composto por: Ambiente Virtual de Aprendizagem; Comunicador Instantâneo; Blog e Metaverso. Por meio da metodologia de Estudo de Caso, evidenciamos que o espaço digital virtual de convivência se configura quando: os seres humanos representam a sua percepção em espaços digitais virtuais; a partir da representação de cada ser humano se instaura a perturbação, pois o outro é legítimo; há a necessidade de compensar a perturbação configurando um espaço comum, numa perspectiva de coexistência e de emergência.

Palabras clave : Espaço; Hibridismo Tecnológico Digital; Espaço Digital Virtual de Convivência; Formação do Educador.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )