SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Entre mundos y entre el conocimientos: desafíos epistemo-lógicos de los estudiantes Akwen Xerente de la Universidad Federal de TocantinsComunicación, medios de comunicación y la ciudadanía en la práctica educativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

STURMER, Ingrid Ertel  y  THOMA, Adriana da Silva. Discursos que produzem a educação bilíngue para surdos na atualidade. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.573-589. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.36489.

Que discursos vêm produzindo a educação bilíngue para surdos no cenário educacional brasileiro na atualidade? Para problematizar essa questão, olhamos para documentos produzidos pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS) que tratam da educação bilíngue para surdos, tendo como ferramenta teórico-metodológica a noção de discurso de Michel Foucault (2013), para quem os discursos produzem práticas. Em nossas análises, buscamos dar visibilidade para as relações de saber-poder que estão imbricadas nos discursos que constituem os documentos analisados e os modos específicos de se pensar a escolarização para surdos que vêm sendo produzidos a partir dos significados de educação bilíngue que circulam em tais documentos.

Palabras clave : Discursos; Educação Bilíngue; Surdos; Políticas Educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )