SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Dimensões Socioeducativas do Teatro do Oprimido: Cultura, Teatro e Educação PopularesA rua como espaço e tempo de possibilidades educativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

CASTILLHO, Suely Dulce de  e  CAMPOS, Jocimar Jesus. O caráter educativo das narrativas orais dos anciões da Comunidade Quilombola Morrinhos/Poconé-MT. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.305-321. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.40773.

O objetivo deste artigo é estabelecer a relação entre as narrativas orais da comunidade quilombola de Morrinhos, localizada no município de Poconé, Estado de Mato Grosso, e os processos educativos que são construídos por meio delas na ambiência familiar. A metodologia utilizada foi a história oral, e o principal instrumento de coleta de informações foi a entrevista. Teoricamente, o artigo se apoia em Bosi (2004), Vansina (2010), Hampaté Bâ (2010) e Meihy (2014), entre outros. Os resultados apontam que os velhos ainda desempenham função importante na preservação da memória dessa comunidade, contribuindo na (re)construção de significados essenciais para o processo de constituição sociocultural dos sujeitos, mais especificamente, reforçando valores nas crianças e jovens, tais como respeito à natureza e obediência aos mais velhos.

Palavras-chave : Educação; Quilombo; Tradição Oral; Pedagogia Espontânea.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )