SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Relations between science teaching and writing: reflections on the "origins" of their search in BrazilBeyond the memorization of contents: a proposal of historicity as didactic transposition strategy in the study of physics and teacher training in the undergraduate course in biological sciences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

VALLE ORTIGOZA, Liliana del; ESTER CONTINI, Liliana  and  OLIVEIRA, Marcel da Silva Lessa de. Atividades nos laboratórios de ensino de física: a percepção de estudantes do Brasil e da Argentina. Um pensamento para a educação. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.651-670. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41900.

Neste artigo são feitas reflexões sobre as percepções e representações que estudantes universitários no Brasil e na Argentina tem sobre o trabalho no laboratório didático de física. Participaram da pesquisa 150 alunos que cursam disciplinas presenciais de laboratório de física da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) (Brasil) e Universidad Nacional del Litoral (UNL) (Argentina). Cerca de 100% dos entrevistados afirmaram usar roteiros preestabelecidos nas aulas experimentais, enquanto uma porcentagem baixa (30% no Brasil e 12% na Argentina) reconhece o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); em relação aos seus pontos de vista sobre o proposito das atividades de laboratório de física, 87% e 96%, respectivamente, considera que se trata de Aplicar/Reforçar/Verificar a teoria aprendida. Em ambos os países, a maioria dos estudantes afirma nunca ter usado ou não se lembrar de ter usado experimentos em suas aulas de física em níveis educacionais anteriores.

Keywords : Ensino de Física; Laboratório Didático; Percepções.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )