SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Relaciones entre la enseñanza de la ciencia natural y la escritura: reflexiones sobre los "orígenes" de su investigación en BrasilMás allá de la fijación de los contenidos: una propuesta de la historicidad como estrategia de transposición didáctica en el estudio de la física y de la formación docente en el grado en ciencias biológicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

VALLE ORTIGOZA, Liliana del; ESTER CONTINI, Liliana  y  OLIVEIRA, Marcel da Silva Lessa de. Atividades nos laboratórios de ensino de física: a percepção de estudantes do Brasil e da Argentina. Um pensamento para a educação. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.651-670. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41900.

Neste artigo são feitas reflexões sobre as percepções e representações que estudantes universitários no Brasil e na Argentina tem sobre o trabalho no laboratório didático de física. Participaram da pesquisa 150 alunos que cursam disciplinas presenciais de laboratório de física da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) (Brasil) e Universidad Nacional del Litoral (UNL) (Argentina). Cerca de 100% dos entrevistados afirmaram usar roteiros preestabelecidos nas aulas experimentais, enquanto uma porcentagem baixa (30% no Brasil e 12% na Argentina) reconhece o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); em relação aos seus pontos de vista sobre o proposito das atividades de laboratório de física, 87% e 96%, respectivamente, considera que se trata de Aplicar/Reforçar/Verificar a teoria aprendida. Em ambos os países, a maioria dos estudantes afirma nunca ter usado ou não se lembrar de ter usado experimentos em suas aulas de física em níveis educacionais anteriores.

Palabras clave : Ensino de Física; Laboratório Didático; Percepções.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )