SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Relações entre ensinar ciências e a escrita: reflexões sobre as "origens" de seu pesquisar no BrasilPara além da fixação dos conteúdos: uma proposta de historicidade como estratégia de transposição didática no estudo da física e na formação docente na licenciatura em ciências biológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

VALLE ORTIGOZA, Liliana del; ESTER CONTINI, Liliana  e  OLIVEIRA, Marcel da Silva Lessa de. Atividades nos laboratórios de ensino de física: a percepção de estudantes do Brasil e da Argentina. Um pensamento para a educação. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.651-670. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41900.

Neste artigo são feitas reflexões sobre as percepções e representações que estudantes universitários no Brasil e na Argentina tem sobre o trabalho no laboratório didático de física. Participaram da pesquisa 150 alunos que cursam disciplinas presenciais de laboratório de física da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) (Brasil) e Universidad Nacional del Litoral (UNL) (Argentina). Cerca de 100% dos entrevistados afirmaram usar roteiros preestabelecidos nas aulas experimentais, enquanto uma porcentagem baixa (30% no Brasil e 12% na Argentina) reconhece o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); em relação aos seus pontos de vista sobre o proposito das atividades de laboratório de física, 87% e 96%, respectivamente, considera que se trata de Aplicar/Reforçar/Verificar a teoria aprendida. Em ambos os países, a maioria dos estudantes afirma nunca ter usado ou não se lembrar de ter usado experimentos em suas aulas de física em níveis educacionais anteriores.

Palavras-chave : Ensino de Física; Laboratório Didático; Percepções.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )