SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2O projeto republicano de educação superior e a Universidade de São PauloA propósito da formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

PENTEADO, Heloisa Dupas. A sociologia na formação do professor de 1º. e 2º. Graus. Rev. Fac. Educ. [online]. 1982, vol.8, n.2, pp.157-164. ISSN 0102-2555.

O professor ao ouvir o discurso atual sobre a educação, atribuir os problemas existentes às entidades supra-individuais, encontrou para ineficácia do seu trabalho uma explicação fora de sua ação e para além dela. Assim, vítima que foi de violências, desatenções, desânimos, também foi acometido destes e cometeu aquelas. Ao longo desse processo chegou o momento de sua reação. Reação que se fez sentir sobretudo em torno das questões salariais, tocando muito de leve as questões pedagógicas; reação que também não foi referendada por outros extratos da população, incluindo-se aqui grande parte de pais de alunos, muitos deles pior remunerados que o próprio professor. É pois preciso “reagir ou pressionar através do trabalho pedagógico”. Para tanto, o professor precisa de instrumentos. Instrumentos que permitam explorar e conhecer os acidentes da estrada que liga grupos humanos de diferentes origens sociais que estão dentro da escola hoje. Esse instrumental pode, e deve, ser garantido a ele pelo ensino da sociologia, que, das ciências humanas, é a que tem por objeto de estudo a interação humana.

Palavras-chave : Instituição; Democratização do Ensino; Reação; Relação Professor-Aluno; Instrumento; Sociologia .

        · texto em Português     · Português ( pdf )