SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1-2O cinqüentenário dos parques infantis de São Paulo: 1935/1985O conceito de velocidade em alunos de 5.ª série do 1.º grau: um estudo a partir de questões típicas de sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

PENIN, Sonia Teresinha de Sousa. A questão pública da satisfação/insatisfação do professor no trabalho. Rev. Fac. Educ. [online]. 1985, vol.11, n.1-2, pp.149-172. ISSN 0102-2555.

Investigou-se a satisfação/insatisfação do professor no trabalho e outros momentos de sua "práxis" que mantêm relações essenciais com o momento laborativo - a prática pedagógica do professor de 1.º grau, nível I, do Ensino Municipal de São Paulo em 1978/1979. Realizou-se estudo exploratório em 12 escolas, escolhidas segundo critério de tamanho e localização, entrevistando-se 31 professores, numa amostra heterogênea. A análise mostrou que os fatores de satisfação/insatisfação estão diretamente relacionados às condições objetivas de trabalho, dependendo menos das idiossincrasias individuais e mais das características do próprio sistema. A análise sugere que o fenômeno "satisfação/insatisfação no trabalho" deve deixar de ser interpretado como algo individual e passar a ser entendido como questão pública, privilegiando o estudo das condições histórico-sociais que o produzem, pois a elas o fenômeno está estruturalmente ligado.

Palavras-chave : Satisfação no Trabalho; Satisfação/Insatisfação do Professor no Trabalho; "Práxis" e Prática Pedagógica; Professor; Ensino de 1.º Grau.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )