SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1-2A municipalização do ensino de 1.º grau: tese controvertidaHistória e música popular: proposta de curso para o 2.º grau índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Resumen

PIZA, Sérgio Luiz de Toledo. Empresa, educação e meritocracia: a propósito de Michael Young. Rev. Fac. Educ. [online]. 1985, vol.11, n.1-2, pp.211-222. ISSN 0102-2555.

Meritocracia é uma categoria social estabelecida nas posições dominantes por deter o conhecimento e o talento necessário e socialmente legítimos. A aquisição de competência escassa objetivada nos diplomas e adquirida nos concursos do sistema escolar é a estratégia de permanência no poder e em posições hierarquicamente privilegiadas da classe dominante. O racionalismo utilitarista e a valorização do progresso e do não-desperdício de recursos humanos concorrem para o projeto hegemônico meritocrático mascarado pela pseudo igualdade de oportunidades na educação formal. A fábula de Young, The Rise of the Meritocracy, 1870-2033: Na Essay on education and Equality, é uma visão do que seria esse "admirável mundo novo" meritocrático.

Palabras clave : Meritocracia; Educação; Empresa; Igualdade; Progresso; Talento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )